ALERTA TIJUCAS DO SUL PARA OCORRÊNCIA DE BOVINO COM RAIVA NO MUNICÍPIO

 

A Secretaria Municipal de Saúde de Tijucas do Sul alerta a população para a ocorrência de um bovino positivo para a Raiva na região da Fazendinha. Orientamos à população a manter cuidado com morcegos. Caso um destes animais seja encontrado morto ou se debatendo no chão, a indicação é isolar o local, fechando a porta do cômodo, por exemplo, ou prendendo o morcego com um balde e comunicar o serviço de saúde pelos telefones 41 3629-1511, 3629-1523, pelo e-mail vigilancia.sanitaria@tijucasdosul.pr.gov.br ou pessoalmente em qualquer Unidade de Saúde, para que seja feita a remoção adequada do animal. Dessa forma, é possível evitar que este animal entre em contato com animais domésticos e pessoas.

A raiva em bovinos e equinos é, geralmente, transmitida através da mordedura de morcegos hematófagos. Os morcegos hematófagos atuam como portadores, reservatórios e transmissores de raiva por vários meses, podendo ou não desenvolver a doença. Além dos morcegos, outros animais silvestres, como raposas, podem atuar como portadores ou reservatórios do vírus e a forma de melhor prevenção é a vacinação anual dos animais.

A raiva é uma doença que pode ser transmitida para o ser humano e a transmissão da raiva, é necessário o contato de saliva contendo o vírus com uma solução de continuidade (ferida) na pele do animal agredido, pois o vírus da raiva não atravessa a pele íntegra. Outras ações preventivas para a ocorrência de raiva seriam, em caso de mordidas por animais cães, gatos ou outros mamíferos sejam selvagens ou domésticos, lavar imediatamente a ferida durante vários minutos com água e sabão, e procurar o atendimento médico.