Campeonato Regional de Karatê-Dô Tradicional em Tijucas do Sul

No último sábado, 23 de setembro, Tijucas do Sul sediou o Campeonato Regional de Karatê-Dô Tradicional, um evento consagrado que contou com a presença de mais de 250 atletas em 54 categorias.

O Campeonato foi promovido pela Prefeitura Municipal de Tijucas do Sul, através da Secretaria de Assistência Social e Cidadania e Núcleo CEIA, em parceria com a Academia Bodhidharma e a Federação de Karatê-Dô Tradicional do Estado do Paraná (FKTPr) e com apoio da Confederação Brasileira de Karatê-Dô Tradicional (CBKT).

Prestigiaram a solenidade de abertura do campeonato o prefeito César Matucheski, vereadores Antônio Claudio Martins e Cícero da Silva, a Secretária de Assistência Social e Cidadania Sandra Andrade Pereira, o Chefe de Gabinete Eloi da Maia, o Coordenador do Núcleo CEIA Odirlei Oliveira, educadores sociais e funcionários do Núcelo CEIA, funcionários da Secretaria de Assistência Social e Cidadania, representantes das onze delegações, visitantes e moradores de Tijucas do Sul.

As 39 crianças e adolescentes do Núcleo CEIA brilharam no campeonato e conquistaram onze medalhas, sendo: 3 medalhas de 1º lugar, 2 medalhas de 2º lugar, 4 medalhas de 3º lugar e 2 medalhas de 4º lugar.

Durante o evento, estiveram presentes atletas de renome, campeões nacionais e internacionais, entre eles, Shihan Takuo Arai (9° DAN) pioneiro na divulgação do Karatê no sul do Brasil, Sensei Antonio Walger (7° DAN) Presidente da Federação de Karatê-Dô Tradicional do Estado do Paraná (FKTPr), Sensei Giordana De Souza (6° DAN) campeã mundial e pan-americana, Sensei Ricardo Buzzi (5° DAN) tetracampeão mundial, campeão continental e panamericano.

Participaram do Campeonato 11 delegações de municípios da região: Núcleo CEIA (Tijucas do Sul), Bodhidharma (Curitiba),  Santa Mônica (Curitiba), Dento Dojo (Curitiba), Taerukan (Campina Grande do Sul), Taerukan (Quatro Barras),  Taerukan (São José dos Pinhais), Dojo Kime Kan (Joinville), Projeto Lutar pela Vida (Joinville),  Projeto Lutar pela Vida (Jaraguá do Sul), Dojo Okinawa (Castro).

Parabéns aos educadores e educandos do Núcleo CEIA pelo trabalho, pelas medalhas recebidas e pelo título que Tijucas do Sul recebeu de “Capital do Respeito”, reconhecimento que só foi possível devido ao trabalho desenvolvido por todos para a realização do Campeonato e que traduz a essência e filosofia do karatê.