Evento em homenagem às mulheres foi um sucesso

Em comemoração ao Dia da Mulher, a Prefeitura de Tijucas do Sul, através de suas Secretarias, promoveu na quinta-feira, 08 de março, evento em homenagem à mulher tijuquense. Ao longo do dia, voluntários ofereceram diversos serviços, dentre eles: orientações à mulheres em situação de violência, informações de segurança do trabalho em que a mulher está inserida, serviços de estética, entre outros.

No espaço de saúde, todas puderam aferir a pressão arterial, realizar testes rápidos e tiveram orientações dos profissionais de fisioterapia sobre a prevenção de doenças como a incontinência urinária, através de exercícios. O estande da Vigilância em Saúde orientou sobre a importância do uso dos equipamentos de segurança (EPIs) em diversos trabalhos realizados por mulheres, muitos deles que ainda são considerados masculinos, como o manuseio de motosserras, roçadeiras, agrotóxicos e outros trabalhos de risco.

No espaço da Secretaria de Assistência Social e Cidadania a equipe técnica ofereceu orientações sociais e jurídicas sobre os caminhos possíveis para o enfrentamento da violência que rotineiramente atinge as mulheres.

Entre um serviço e outro, as mulheres ouviam as canções cantadas pelo servidor Hélio Machado, Bianca Volkmann, Maria Eduarda Cezanoski, vencedores do FEMUSPOP 2017. Além disso as mulheres tiveram a oportunidade de participar de uma aula de Zumba com a professora Jéssica Fernanda Silva dos Santos, alguns prêmios sorteados durante todo o dia, sendo que estes foram doados pelo comércio local.

À tarde, as bailarinas do grupo de Balé da professora Lola emocionaram os espectadores. As crianças presentes puderam fazer lindas pinturas faciais que a funcionária da APAE Márcia Vieira fez voluntariamente, além de atividades recreativas realizadas pelos funcionários da Secretaria de Esporte e Lazer.

O evento foi encerrado com um delicioso café da tarde com o prefeito César Matucheski, oferecido pelas secretarias municipais e pelo comércio local.

Para o prefeito César, o evento foi um sucesso graças à colaboração das secretarias municipais, mas, sobretudo, dos voluntários que dispuseram do seu tempo, amor e dedicação para embelezar as mulheres e promover um dia especial à todas, e do comércio local com as suas doações de brindes e de alimentos para o delicioso café da tarde.

“Todas as mulheres merecem um dia de beleza como o oferecido hoje. Graças à dedicação dos envolvidos pudemos proporcionar a muitas mulheres os serviços que elas não têm acesso normalmente. O resultado é muito gratificante. Esperamos no próximo ano poder atender muito mais.”, disse o prefeito César Matucheski.

Confira as fotos do evento no Facebook oficial da Prefeitura de Tijucas do Sul.