Ônibus Lilás estaciona em Tijucas do Sul em promoção da cidadania para as mulheres

A Prefeitura de Tijucas do Sul, através da Secretaria de Assistência Social e Cidadania em parceria com as Secretarias de Saúde, Desenvolvimento Econômico e Turístico, Instituto de Identificação de Tijucas do Sul e a Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social proporcionaram um dia de cidadania para as mulheres tijuquenses do sul.

Durante todo o dia de ontem, 26 de abril, o Ônibus Lilás de Atendimento Itinerante à Mulher esteve estacionado na Praça Central atendeu diversas mulheres, com orientações jurídicas com as advogadas Elisângela Jarek e Adriana Szabelski, psicológicas com a psicóloga Egna Ferreira e de assistência social com a assistente social Patrícia Silva.

O tema principal tratado nas orientações foi a violência, sobretudo, doméstica. Em sua fala, a psicóloga Egna aconselhou a todas que a violência não é apenas aquela que machuca fisicamente, mas também psicologicamente, como agressão verbal, ameaças e danos ao patrimônio. “As mulheres não podem ter vergonha de falar sobre a violência que sofrem em casa, ou sofreram na rua. A vítima pode procurar ajuda na Secretaria de Assistência Social e Cidadania que daremos todo o suporte à vítima de violência, respeitando o sigilo de cada caso.”, lembra a psicóloga Egna.

Ao longo do evento, mais de 300 cartilhas sobre a Lei Maria da Penha foram entregues às mulheres pela Coordenadora do Centro de Referência de Atendimento à Mulher – CRAM, Valquíria, que veio prestigiar o evento com as técnicas do Escritório Regional de Curitiba da Secretaria da Família e Desenvolvimento Social Célia Czorne e Rita de Cássia Pigatto.

Na tenda montada no mesmo local, as mulheres puderam aferir a pressão arterial, receber orientações sobre MEI, acesso ao crédito e demais serviços da Sala do Empreendedor.

Outros dois serviços oferecidos às mulheres que teve grande procura foram a emissão de Carteira de Trabalho, Carteira de Identidade e Bolsa Família. A moradora do Bosque da Saúde Maria Bernadete Guimarães compareceu ao evento para utilizar os serviços do Bolsa Família que, para ela, teve grande importância e facilitou o acesso aos serviços. Já a moradora Cristiane Pedralli aproveitou para emitir seu RG. “O evento facilitou o acesso ao serviço de emissão do RG, ficou mais fácil vir até aqui sem precisar agendar.”, conta Cristiane. Além dela, mais 19 mulheres emitiram seu RG sem precisar de agendamento prévio e com isenção da taxa do Instituto de Identificação.

Ao final do evento o prefeito César Matucheski e a secretária de assistência social e cidadania Sandra Andrade Pereira agradeceram a presença das mulheres no evento e aos profissionais que se dispuseram a contribuir com esse dia de cidadania tão importante para as mulheres do nosso município.