Prefeito César busca ampliação e fortalecimento da piscicultura em Tijucas do Sul

Pensando em desenvolver ainda mais a piscicultura no município, a Prefeitura de Tijucas do Sul e a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente estão buscando capacitar piscicultores com cursos e palestras. Além disso, sempre buscam parcerias para a ampliação e fortalecimento desta cultura em nosso município, visando entregar à merenda escolar e fornecer à mesa dos brasileiros peixes de boa qualidade produzido em Tijucas do Sul.

Com esse intuito, nosso Município e os da região estão unindo forças para buscar subsídios para trabalharem em conjunto visando a criação de uma cooperativa de pescados. O primeiro passo foi a reunião realizada na segunda-feira, 23 de abril, com o coordenador de pesca e aquicultura da Superintendência Federal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento no Estado do Paraná Carlos Almir Camargo, o deputado federal Luiz Nishimori, prefeito de Tijucas do Sul César Matucheski, agrícola da secretaria de agricultura e meio ambiente de Tijucas do Sul Fabiano da Cruz Melo, secretário de indústria e comércio de Mandirituba Edelar Luiz Comparin, gerente do desenvolvimento urbano de Quitandinha Marcos Ribas e o assessor de planejamento de Quitandinha Gerson Rogovski.

O Prefeito César Matucheski sugeriu incluir todos os Municípios que fazem parte da AMSULEP a fim de discutirem sobre o projeto a ser elaborado para pleitear junto à Secretaria Especial de Pesca e Aquicultura do Governo Federal equipamentos para um abatedouro de pescados, fomentando assim, a piscicultura na região. Nos próximos dias, estarão se reunindo novamente para elaborarem os projetos a serem cadastrados no SICONV, quando da abertura do programa do Governo Federal.

O mestre em aquicultura Rafael Dias Pinto e o médico veterinário Marcus Fusco, participaram da reunião apresentando projeto com as fases para o fomento da piscicultura nos municípios da região.