PROGRAMA DO GOVERNO FEDERAL GARANTE VÁRIOS BENEFÍCIOS PARA JOVENS DE BAIXA RENDA EM TIJUCAS DO SUL

O Programa ID Jovem do Governo Federal vem beneficiando cerca de 1.500 jovens em Tijucas do Sul através da Identidade Jovem. O documento é destinado a brasileiros com idade entre 15 e 29 anos e lhes assegura o acesso a diversos benefícios, como: isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio, meia-entrada em eventos artístico-culturais e esportivos, além de reservar duas vagas gratuitas e outras duas com desconto de 50% nos veículos do sistema de transporte coletivo interestadual. O acesso a esses direitos para jovens é garantido por meio do Estatuto da Juventude – Lei nº 12.852/2013.

Para ter acesso aos benefícios, segundo o representante da Secretaria Nacional da Juventude e mobilizador do programa no Paraná, Hermes Hildebrand, os jovens devem integrar famílias com renda mensal de até dois salários mínimos e estarem inscritas no Cadastro Único (CadÚnico), que deve estar atualizado há pelo menos 24 meses.

Nesta última semana a Secretaria de Assistência Social e Cidadania de Tijucas do Sul recebeu o material de apoio para divulgação do Programa do Governo Federal no município. A secretária da pasta Sandra Andrade Pereira apresentou propostas de ações para disseminação do ID Jovem na cidade nas próximas semanas. O encontro ainda contou com a presença da responsável pelo CadÚnico do município Jaine dos Santos.

ID JOVEM – A Identidade Jovem é o documento emitido pelo Governo Federal que comprova a condição de baixa renda para acesso a benefícios, estabelecidos pelo Estatuto da Juventude: meia-entrada, que é o desconto de 50% no preço do ingresso cobrado para o público geral em eventos artísticos-culturais, esportivos, de lazer e entretenimento (limitada a 40% do total de ingressos disponíveis para a comercialização), reserva de duas vagas gratuitas e duas vagas com desconto de no mínimo 50% (a serem utilizadas caso as vagas gratuitas se esgotem), nos veículos do sistema de transporte coletivo interestadual, ou seja, entre estados diferentes e isenção da taxa de inscrição do Enem.

CADASTRO – Para se cadastrar no ID Jovem basta ter o Número de Identificação Social (NIS), acessar o site www.caixa.gov.br/idjovem ou baixar o aplicativo ID Jovem no smartphone. Em caso de dúvidas, basta procurar o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) do seu município.

 

Secretária de Assistência Social no município de Tijucas do Sul, Sandra Andrade, o representante da SNJ, Hermes Hildebrand e a responsável pelo CadÚnico do CRAS, Jaine dos Santos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *