Vigilância em saúde alerta para o uso de produtos de limpeza de venda clandestina

A vigilância em saúde alerta a população de Tijucas do Sul em relação ao uso de produtos de limpeza, também conhecidos como saneantes domissanitários, de venda clandestina. Esses produtos colocam em risco a saúde da população por vários motivos. O primeiro deles é a falta de garantia da composição dos produtos, tendo casos, por exemplo, que um produto a base de cloro tenha em sua composição quantidade acima da permitida pela legislação, podendo provocar queimaduras, problemas respiratórios, irritações, machucados e graves intoxicações e até mesmo levar a morte. O oposto também pode ocorrer com esses produtos, isto é, a composição dos princípios ativos pode estar abaixo da quantidade estabelecida por lei, nesses casos, o produto será ineficiente para a correta limpeza e sanitização de superfícies.

Existem, também, os problemas relacionados as embalagens utilizadas para a venda e armazenamento desses produtos, que reutilizam embalagens de garrafas de refrigerante que não permitem adequada proteção dos princípios ativos dos produtos contra a ação da luz solar, perdendo todo o seu efeito. Além disso, o uso de garrafas plásticas reutilizadas com conteúdo colorido, aumenta a possibilidades de ingestão. No município já tivemos caso de um idoso ingerir um líquido que estava armazenado em uma garrafa plástica, confundindo com refrigerante, o que causou queimaduras em vários órgãos o levando a óbito.

Sempre ao comprar esses tipos de produtos, observe o seu rótulo, este deve conter o nome do fabricante, endereço, telefone, nome do químico responsável pelo produto e a inscrição: “produto notificado na Anvisa/MS” ou o número do registro do Ministério da Saúde.

A venda de produtos clandestinos é classificada como infração sanitária. Denuncie a venda de produtos à Vigilância Sanitária pelos telefones: 41 3629-1523/ 3629-1511 ou pelo e-mail vigilancia.sanitaria@tijucasdosul.pr.gov.br.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *