XI Conferência Municipal de Assistência Social

Ontem, 25 de julho de 2017, o Conselho Municipal de Assistência Social de Tijucas do Sul promoveu a    . O evento contou com a presença de representantes de instituições governamentais, não governamentais, usuários dos serviços de assistência social e da comunidade em geral.

Pela manhã, a Professora da PUCPR Marcia Terezinha de Oliveira ministrou a palestra sobre a “Garantia de direitos no fortalecimento do SUAS”, apresentando os temas que seriam debatidos durante a tarde para elaboração de propostas destinadas ao Município, Estado e União.

As propostas elaboradas durante a XI Conferência, serão encaminhadas ao Prefeito César Matucheski, e apresentadas na XII Conferência Estadual de Assistência Social, que acontece no mês de outubro e, poderão ser selecionadas para a Conferência Nacional de Assistência Social em dezembro de 2017.

Os eixos discutidos para elaboração das propostas foram:

EIXO 1: A proteção social não-contributiva e o princípio da equidade como paradigma para a gestão dos direitos socioassistenciais.
EIXO 2: Gestão democrática e controle social: o lugar da sociedade civil no SUAS.
EIXO 3: Acesso às seguranças socioassistenciais e a articulação entre serviços, benefícios e transferência de renda como garantias de direitos socioassistenciais.
EIXO 4: A legislação como instrumento para uma gestão de compromissos e corresponsabilidades dos entes federativos para a garantia dos direitos.