Prefeitura Municipal de
Tijucas do Sul
19°C Chuva Moderada

TBT Tijucas do Sul

Que tal um pouco da História do nosso município contada por vocês, cidadãos?

Texto cedido gentilmente por Valdine Kramar, extraído do seu Trabalho de Conclusão de Curso Superior.
 
PRIMEIRA ESCOLA DA COMUNIDADE
 
A primeira escola da comunidade surgiu no ano de 1974, com o objetivo de alfabetizar as crianças. Naquela época, um dos primeiros moradores, o já citado Sr. Paulo Kramar, pessoa bastante atuante, foi atrás das autoridades do município para trazer uma escola para a localidade, a fim de dar uma educação para seus filhos.
 
Como na época não haviam professores formados, o prefeito do município perguntou se o Sr. Paulo conhecia alguém que fosse alfabetizado para que pudesse desempenhar essa função, e o mesmo sugeriu uma de suas filhas, que tinha o ensino primário (na época, a 4° série, equivalente hoje ao 4° ano).
 
A escola começou a funcionar, de maneira improvisada, nos fundos da casa do Sr. Paulo. Pouco tempo depois a prefeitura construiu uma pequena sala nas proximidades da casa e a escola recebeu o nome de Escola Rural Municipal Ney Braga.
 
5
 
Segundo relatos do Sr. Antonio Evaldo Kramar, filho do Sr. Paulo Kramar e um dos primeiros alunos da escola, a sala de aula era de madeira e bem pequena, mas tinha quadro e algumas carteiras velhas. Não havia energia elétrica, e nem água, e os próprios alunos buscavam água para tomarem, em uma nascente há uns 200 metros dali. Também não tinha banheiro, nem lanche na escola, por isso os alunos tinham que levar comida de casa ou comiam pequenos frutos que davam ali na região mesmo.
 
Depois de algum tempo, a própria professora passou a fazer os lanches para os alunos. Como havia apenas uma sala, a turma era segmentada, com uma média de 20 alunos de idades diferentes, que precisavam de aprendizados específicos. Era natural que diante desse quadro geral, os problemas educacionais não eram poucos, mas mesmo assim, a escola foi desempenhando suas funções.
 
Segundo a entrevista realizada com a Sra. Tecla Kramar, cinco anos mais tarde, em 1979, a Prefeitura Municipal de Tijucas do Sul construiu outra pequena escola no bairro, que comportava um número um pouco maior de alunos, e estava um pouco melhor equipada de forma a atender mais adequadamente os alunos e proporcionar uma educação de melhor qualidade. A escola funcionou lá até o ano de 1997, quando por falta de alunos e de condições financeiras passou pelo processo de nuclearização e posterior fechamento. A partir daí os alunos passaram a frequentar a Escola Rural Municipal Tomé de Souza, na comunidade vizinha.
 
4